Folha de S. Paulo


Com Google, EUA oferecem internet gratuita para famílias de baixa renda

O governo americano anunciou nesta quarta-feira (15) uma parceria com o Google e com outras empresas de comunicação para oferecer serviço de internet banda larga gratuito ou de baixo custo para as famílias de baixa renda.

O programa chamado "ConnectHome" pretende oferecer conexão em alta velocidade para 275 mil famílias nos EUA em 27 cidades, como Atlanta, Los Angeles e Cleveland.

A prioridade é atender famílias com crianças em idade escolar. O governo americano afirmou que elas ficam em desvantagem, pois não conseguem continuar os estudos após as aulas.

Jim Lo Scalzo/Efe
A Casa Branca fechou uma parceria com o Google para oferecer internet gratuita
A Casa Branca fechou uma parceria com o Google para oferecer internet gratuita

"Enquanto muitos estudantes americanos de classe média vão para casa para acessar a internet, o que lhes permite fazer pesquisas, trabalhos e se comunicar digitalmente com os professores e outros estudantes, muitas crianças de baixa renda ficam desconectadas todas as tardes quando a aula termina", disse a Casa Branca em um comunicado.

O Google vai oferecer internet gratuita para famílias nas cidades de Atlanta, Durham, Kansas City e Nashville. Empresas como Sprint, Cox e CenturyLink cobrarão US$ 9,95 pelo serviço.

Junto com o anúncio do programa, o governo americano divulgou um estudo mostrando que o acesso à internet é muito pequeno em comunidades de baixa renda, com cerca de 50% dos moradores conectados. Nas áreas mais ricas, a média é de 80%.


Endereço da página: