Folha de S. Paulo


Brasileiro é premiado em concurso de fotos com drone; veja os vencedores

O paranaense Ricardo Matiello, que mora em Maringá (a 430 km de Curitiba), foi laureado na categoria "lugares" e no prêmio popular da segunda edição do concurso internacional de fotografia com drones, aeronaves não tripuladas, do site Dronestagram.

Sua fotografia "Above the Mist" (acima da neblina), que mostra catedral maringaense Nossa Senhora da Glória em um dia de nuvens baixas, será publicada pela revista "National Geographic" junto com as dos demais vencedores.

Ele conta que a sorte colaborou para o registro. "Eu havia cancelado uma filmagem por causa do mau tempo, mas acabei deixando meu equipamento no carro. A caminho do trabalho, resolvi ver como estava por cima das nuvens, que estavam muito baixas. Para minha surpresa, estava um dia maravilhoso", disse à Folha.

A câmera usada foi uma comum GoPro Hero 3 (hoje ele usa a mais recente GoPro Hero 4), mas a aeronave é de fabricação própria. "A empresa para a qual trabalho faz drones sob encomenda, e estava usando um específico para captação de imagens para publicidade e peças institucionais", diz.

Os vencedores das categorias lugares, natureza e "dronies" (autorretratos usando drone) receberão também câmeras fotográficas, software especializado e, claro, drones. Foram enviadas 5.000 imagens no total, segundo a organização.

Feito em grande parte de fibra de carbono (e componentes eletrônicos importados), o modelo usado por Matiello para o registro tem capacidade de transmitir vídeo em alta resolução (Full HD) por até 3,2 km de distância. Custa entre R$ 30 mil e R$ 35 mil.

"Entramos no mercado faz mais ou menos um ano, porque as pessoas tinham ótimas ideias, viam as oportunidades, mas os equipamentos existentes não davam conta", afirma. A companhia cria drones específicos para agricultura, filmagens, mapeamento, documentação fotográfica e outros usos.

Nascido em Laranjeiras do Sul, também no Paraná, Matiello vive desde 1998 em Maringá e conhece bem a região central do município. "Eu me considero natural daqui", diz.

Os demais laureados são de Bulgária, EUA, França, Holanda e México.

Veja o registro de Matiello em alta resolução.


Endereço da página:

Links no texto: