Folha de S. Paulo


Carro do Google que dispensa motorista começa a andar nas ruas

Os carros do Google que se dirigem sozinhos começaram a circular em condições reais nas estradas do Vale do Silício, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos) –mais precisamente na cidade de Mountain View, sede da empresa.

Por razões de segurança, a velocidade máxima dos veículos é de 40 km/h, a fim de limitar os custos caso o carro saia da pista ou colida com algum obstáculo.

Reprodução
Carros do Google começam a circular por Montain View, na Califórnia
Carros do Google começam a circular por Montain View, na Califórnia

"Durante essa fase do nosso projeto, teremos 'motoristas de segurança' à bordo com acesso a um volante, acelerador e freio que lhes permitem tomar o controle, se necessário", informou o Google nesta quinta-feira (25).

Esses mecanismos foram as exigências impostas pelas autoridades da Califórnia para permitir avançar para a fase de experimentação em vias públicas. A empresa norte-americana obteve sinal verde da Califórnia em maio.

Até agora, a empresa de Mountain View só tinha o direito a circular alguns carros modificados Lexus, marca premium da Toyota. Até agora, a companhia reportou 12 acidentes envolvendo os protótipos –os a maioria, afirma a companhia, foram causados por erros humanos causados pelos motoristas dos outros veículos.

Revelado há um ano, o Google Car é um pequeno carro elétrico de desenho simples –uma espécie de Smart mais arredondado –que acomoda até duas pessoas.

Ao embarcar em vias públicas, o Google espera conseguir mais dados para melhorar esta tecnologia, especialmente quando se trata de acontecimentos inesperados e ocasionais (desvios, calçadas, comportamento dos outros motoristas, etc.), para tornar o veículo capaz de ajustar sua trajetória e velocidade.

Google pretende comercializar o Google Car até 2020.


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