Folha de S. Paulo


Após recuo da empresa, Taylor Swift decide colocar álbum no Apple Music

Reprodução/Twitter
"Depois dos eventos dessa semana, eu decidi colocar "1989" no Apple Music...e com prazer" escreveu Taylor

Após um recuo da Apple em relação ao pagamento de direitos autorais, a cantora norte-americana Taylor Swift decidiu que vai disponibilizar seu último álbum "1989" no serviço de streaming da companhia.

"Depois dos eventos desta semana, eu decidi colocar '1989' no Apple Music... e com prazer" escreveu a artista em um post no Twitter nesta quinta-feira (25).

A disputa entre a Apple e Taylor ficou evidente no início desta semana, quando a cantora publicou uma carta aberta reclamando que a empresa norte-americana não pretendia pagar royalties aos artistas durante o período de três meses de teste gratuito do Apple Music, que estreia mundialmente na próxima terça-feira (30).

Taylor escreveu achar "chocante e decepcionante" a atitude da Apple.

Menos de 24 horas depois da publicação do texto no Tumblr da artista, a empresa mudou de estratégia e confirmou que vai pagar a totalidade dos direitos dos artistas.

"Quando eu acordei nesta manhã e li o comunicado da Taylor, ficou bem claro que nós precisávamos fazer uma mudança", afirmou Eddy Cue, vice-presidente da Apple, em um entrevista na noite de domingo (21).

Agora, quem mudou de estratégia foi a cantora, que explicou a decisão em outras duas postagens no Twitter: "Caso você esteja se perguntando se esse é algum acordo exclusivo que você viu a Apple fazer com outros artistas, não é".

"Está é simplesmente a primeira vez que eu senti no meu íntimo que era certo colocar meu álbum no streaming. Obrigada, Apple, pela sua mudança de opinião", escreveu Taylor.

No ano passado, a cantora havia causado polêmica ao retirar todo o seu acervo do serviço de streaming Spotify, em uma briga por direitos autorais.


Endereço da página:

Links no texto: