Folha de S. Paulo


Presidente do Twitter renuncia e faz ações da empresa subirem

O presidente-executivo do Twitter, Dick Costolo, renunciou ao cargo após sofrer pressão de investidores pelo lento crescimento da empresa e constantes mudanças em seu alto escalão. O microblog anunciou nesta quinta-feira (11) que ele será substituído interinamente por um dos fundadores da empresa, Jack Dorsey, a partir de 1º de julho.

Há seis anos no cargo, Costolo deve continuar no conselho administrativo da empresa, acrescentou o Twitter na nota, que não explica o que motivou a mudança na diretoria.

As ações da companhia subiram 7,7% após o anúncio. Em comunicado, Costolo disse que estava "tremendamente orgulhoso" de seus seis anos no Twitter. "Eu aprecio profundamente a confiança que o Conselho, a direção e os empregados colocaram em mim nos últimos anos", disse Costolo.

Rick Wilking - 9.jul.13/Reuters
Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, em conferência em 2013
Dick Costolo, executivo-chefe do Twitter, em conferência em 2013

PRIMEIRO TUÍTE

Autor do primeiro tuíte publicado do microblog, o novo CEO, Jack Dorsey, também foi o primeiro a exercer o cargo no Twitter, entre 2007 e 2008. Atualmente, presidia o conselho administrativo. Além disso, é diretor-fundador da Square, especializada em pagamentos móveis, e continuará a exercer suas funções.

O Twitter disse que foi criado um comitê para encontrar um novo diretor-geral e que fará "uma busca mundial, que levará em conta candidatos tanto internos quanto externos".

A empresa tem lutado para ganhar usuários na faixa de outras companhias de mídias sociais como Facebook, Instagram e Snapchat. Depois de ingressar na Bolsa no início de novembro de 2013, a empresa parece ter tido problemas para convencer os investidores de sua capacidade para acelerar seu crescimento.

A receita do grupo aumentou 74% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas atingiu apenas US$ 436 milhões nos primeiros três meses do ano. Os analistas esperavam US$ 456,8 milhões, e a própria empresa havia prometido um faturamento entre US$ 440 e 450 milhões. O Twitter continua deficitário, com uma perda líquida de US$ 162 milhões no primeiro trimestre contra a perda de US$ 132 milhões há um ano.

O Twitter informa que, até o final de março, o número de usuários do microblog chegava a 302 milhões, cerca de 14 milhões a mais do que nos três meses anteriores.


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