Folha de S. Paulo


Facebook amplia combate a vendedores de 'curtidas' falsas

Dado Ruvic - 14.ago.13/Reuters
Facebook triplicou o número de curtidas falsas detectadas e bloqueadas nos últimos seis meses
Facebook triplicou o número de curtidas falsas detectadas e bloqueadas nos últimos seis meses

O Facebook diz que sua luta contra as curtidas falsas está dando tão bons resultados que muitas pessoas que construíram negócios com essa estratégia estão fechando seus empreendimentos.

Os avanços tecnológicos para reconhecer padrões suspeitos de curtidas tem permitido que a rede social bloqueie as atividades desses softwares, contas falsas e "fazendas" de cliques, que empregam exércitos de trabalhadores mal pagos.

"Continuamos nos adaptando e melhorando os métodos que usamos para prevenir as curtidas falsas, porque os caloteiros estão sempre evoluindo e tentando novos métodos para quebrar nossos sistemas de prevenção", disse o engenheiro de segurança do Facebook, Kerem Cevahir.

"Esse trabalho tem tornado extremamente difícil para as pessoas que vendem curtidas fraudulentas realmente conseguirem realizar suas promessas de pagar seus clientes."

Nos últimos seis meses, o Facebook triplicou o número de curtidas falsas detectadas e bloqueadas antes de chegar às páginas, segundo Cevahir.

A empresa também removeu as curtidas falsas de páginas da rede social, notificando os administradores dessas contas.

Cevahir disse que esse comportamento fraudulento é só uma "pequena fração" de todas as atividades da rede.

"As curtidas criadas por contas falsas ou por pessoas sem a real intenção de curtir são ruins para os usuários, anunciantes e para a própria empresa", diz o manual de segurança da rede social.

"Temos uma iniciativa forte de ir atrás dos atores nocivos por trás das curtidas falsas, porque os negócios e as pessoas que usam nossa plataforma querem conexões e resultados reais", assinala.


Endereço da página: