Folha de S. Paulo


Apple Store em SP será uma das mais movimentadas, diz diretor; veja fotos

A Apple abrirá neste sábado (18) sua primeira loja paulistana no shopping Morumbi (zona sul), que, segundo o executivo responsável pelo comércio físico da companhia no Brasil, Enrique Atienza, deve ser uma das com maior fluxo de consumidores no mundo.

"Não atenderemos só paulistanos, a loja será uma janela para a enorme quantidade de latino-americanos que visitam a cidade", disse Atienza, diretor-sênior de operações de varejo, durante uma conferência para a imprensa no estabelecimento nesta quinta-feira (16). "Será uma das mais movimentadas de todas."

O lançamento da Apple Store Morumbi, num amplo galpão decorado como as demais –cinza, bem iluminado e com móveis de madeira clara–, vem pouco mais de um ano do da inauguração da unidade carioca, a outra unidade brasileira.

No mundo, há cerca de 450 lojas, que, segundo Atienza, recebem 1 milhão de visitantes somados por dia.

Perguntado sobre problemas econômicos no Brasil, o diretor se esquivou e disse que "todo país tem seus problemas" e que "não só a Apple tem de enfrentar" as dificuldades. "Operamos há 20 anos aqui e chegamos agora com o varejo, estamos muito animados."

Segundo ele, a loja situada no piso superior do centro comercial tem o maior número de produtos disponíveis para teste –são 169, entre acessórios, celulares, computadores e tablets–, junto com a maior equipe no país.

Foram contratadas 80 pessoas, entre cargos administrativos, de infraestrutura e de atendimento ao cliente, para os quais por volta de 1.200 candidatos foram entrevistados, segundo a companhia americana.

Além da venda de Macs, iPads, iPhones e de acessórios, a loja terá serviço de suporte técnico por meio da chamada Genius Bar, onde funcionários com mais tempo de treinamento que os vendedores dão dicas e respondem dúvidas sobre a operação dos eletrônicos.

Haverá oficinas gratuitas e a possibilidade, para quem comprar um computador, de marcar "aulas" particulares de meia hora ou de uma hora para aprender a usar melhor a máquina.

Segundo a Apple, os vendedores e técnicos foram contratados há meses e passaram por "intenso treinamento", alguns inclusive com curso na Califórnia e outros em Londres.


Endereço da página:

Links no texto: