Folha de S. Paulo


Brasil é país que mais baixa app de dublagens Dubsmash em uma semana

Na semana passada, o Brasil foi o país que mais fez downloads do aplicativo Dubsmash, que serve para o usuário "dublar" o trecho de uma música ou o diálogo de um filme, por exemplo, e enviar o vídeo para os amigos.

O app foi lançado em novembro de 2014, mas só se tornou popular por aqui depois que celebridades como o jogador Neymar começaram a usá-lo. Criado por um grupo de alemães, o sistema foi baixado mais de 20 milhões de vezes no mundo.

Veja vídeo

Esse, na verdade, foi o terceiro aplicativo criado pelo grupo, que se conheceu em 2013 em um evento de programação em Berlim –nenhum deles teve sucesso. O último, chamado Starlize, permitia que o usuário criasse vídeos musicais pessoais.

"Todos os apps tinham vídeos, mas eram muito complicados, então os fundadores decidiram reduzir o número de recursos", conta Matéo Sossah, 26, diretor de operações da companhia.

Hoje, o principal uso do Dubsmash é criar os vídeos com as dublagens, que podem ser enviados pelo WhatsApp, por exemplo. De acordo com Sossah, a ideia é tornar a ferramenta mais parecida com uma rede social, com recursos que permitam que as pessoas troquem os filmes na plataforma.

Isso permitiria que a companhia fugisse do perigo de criar um aplicativo que fica muito popular rapidamente, mas acaba esquecida também, algo que Sossah diz não temer por estar "ouvindo os usuários".


Endereço da página:

Links no texto: