Folha de S. Paulo


Atualização do iPhone traz Siri em português e emojis com diversidade

A Apple lançou neste quarta-feira (8) a versão iOS 8.3 de seu sistema operacional para iPhone, iPad e iPod Touch. Essa atualização é lançada de forma gradual entre usuários, o que pode fazer com que alguns consigam ter acesso às novidades antes de outros.

A atualização inclui novas opções de línguas para a Siri, assistente virtual do sistema operacional da Apple: português, russo, alemão, dinamarquês, holandês, tailandês, sueco e turco agora estão disponíveis. A novidade vem depois de quatro anos desde o lançamento da ferramenta.

Com a ferramenta é possível pedir através do controle de voz para ligar e realizar "FaceTime" com qualquer contato, abrir algum aplicativo, mandar mensagens, marcar compromissos e pedir informações de como chegar em algum lugar, por exemplo. Quando perguntamos à Siri qual era a farmácia mais perto ela indicou um estabelecimento que ficava a menos de 2 km da Folha, de forma clara.

Além disso, também faz parte da atualização um novo aplicativo: o Apple Watch. Esse app serve para que donos do relógio inteligente da Apple consigam sincronizar o acessório com o iPhone.

Reprodução
Novos emojis
Novos emojis

CARINHAS

A nova versão traz também mais de 300 novos "emojis", aquelas carinhas usadas em mensagens de texto –incluindo seis tons de pele diferentes e famílias formadas por casais do mesmo sexo–, assim como uma nova formatação do teclado para comportar esses novos símbolos.

O tema da diversidade dos emojis ganhou força em 2012, quando a cantora Miley Cyrus iniciou uma campanha sobre o assunto. Em 2013, uma petição on-line exigia que a Apple fizesse mudanças para incluir diferentes tons de pele em seu banco de dados de carinhas.

"Quando se trata de rostos fora dos smileys amarelos, há uma surpreendente falta de representação das minorias", dizia o texto da petição "Apple: Add More Diversity to the Emoji Keyboard" (Apple: adicione mais diversidade ao teclado de emoji), que reuniu milhares de assinaturas.

Os autores da petição diziam que apenas dois emojis, de mais de 800 no sistema da Apple, faziam referências a rostos que não são brancos: a face de um asiático e um homem com turbante.

Em 2014, o consórcio Unicode, que cria padrões para como caracteres serão exibidos em diferentes aparelhos e plataformas, anunciou que estava estudando um meio de tornar as "carinhas" mais diversas.

O Unicode explica que os emojis que representam pessoas tinham a intenção de ser "genéricos", entretanto essas imagens foram baseadas nas originais criadas por uma companhia japonesa, o que faz com que elas "mostrem um tom de pele mais claro, em vez de ter uma aparência genérica (inumana), como amarelo ou laranja".

Reprodução
A atualização inclui novas opções de línguas para a Siri, sendo uma delas o português
A atualização inclui novas opções de línguas para a Siri, sendo uma delas o português

Endereço da página: