Folha de S. Paulo


Loja própria da Apple em SP vai ficar no shopping Morumbi

Pouco mais de um ano depois de abrir sua primeira loja própria no Brasil, no Rio, a Apple se prepara para lançar a segunda.

O estabelecimento, que amanheceu nesta quarta-feira (1º) com o anúncio de "chegando em breve", vai ficar no shopping Morumbi, em São Paulo.

Ernesto Rodrigues/Folhapress
Fachada da primeira loja da Apple que será inaugurada no Shopping Morumbi na capital paulista
Fachada da primeira loja da Apple que será inaugurada no Shopping Morumbi na capital paulista

A companhia americana não confirma a data de abertura do estabelecimento.

No mês passado, a Apple informou ter 453 espaços desse tipo no mundo, em 16 países –esse modelo de lojas próprias começou a ser implantado em 2001. Nos 265 desses estabelecimentos situados nos EUA, trabalham 30 mil pessoas, diz a empresa.

Segundo a companhia, 120 milhões de consumidores visitaram os estabelecimentos só no último trimestre do ano passado.

Nesses locais é possível ter assessoria gratuita e suporte técnico para os produtos da empresa. O usuário marca um horário por meio do site e é atendido por um funcionário de forma exclusiva, podendo realizar reparos ou trocar o produto.

A primeira loja da Apple no Brasil fica no shopping de luxo Village Mall, na Barra da Tijuca (zona este carioca).

A abertura teve gritos de "Apple!, Apple!" e fila com 163 pessoas durante a madrugada.

A companhia disse que optou por abrir primeiro na cidade em razão de eventos como a Copa do Mundo, que teve a final realizada no Maracanã, e a Olimpíada de 2016.

As lojas da Apple têm funcionamento padronizado, com produtos à mostra para que consumidores os testem, um balcão de apoio técnico chamado de Genius Bar e oficinas esporádicas sobre o funcionamento dos produtos.

Algumas delas, como a da 5ª avenida em Nova York e a Opéra, em Paris, têm projeto arquitetônico que pode ser considerado marcante. Grande parte dos estabelecimentos usa vidro e madeira na decoração.

No ano passado, a fabricante do iPhone contratou Angela Ahrendts, antiga presidente-executiva da grife Burberry, para se tornar a executiva responsável pelo comércio presencial da empresa.

Em janeiro último, foi divulgado que Ahrendts havia recebido US$ 73,4 milhões em dinheiro e em ações no final de 2014.

Também no ano passado, o funcionário Cory Moll, que ficou conhecido por reivindicar melhores condições de trabalho e benefícios para os trabalhadores das lojas da Apple, deixou a companhia, aparentemente por vontade própria.

Nos anos anteriores, Moll havia promovido a criação de um sindicato dos empregados de varejo da Apple.

Reportagens como uma do "The Atlantic" em 2012 falaram com funcionários ou ex-funcionários da Apple que relatavam um ambiente tenso e jornadas estafantes, combinados com baixa remuneração se comparada à de trabalhadores em posições semelhantes em outras empresas.

Em maio do ano passado, foi divulgado que o lucro por metro quadrado de loja da Apple, de US$ 4.551, era superior ao de qualquer outra marca levada em consideração numa pesquisa da empresa eMarketer.


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