Folha de S. Paulo


Google confirma rumores de que vai lançar serviço de telefonia móvel

Durante o primeiro dia do Mobile World Congress, o vice-presidente sênior do Google, Sundar Pichai, confirmou os rumores de que a empresa estaria trabalhando num serviço de telefonia móvel.

Em janeiro, o site "The Information" reportou que o Google tem planos de se tornar uma operadora virtual de redes móveis (MVNO, na sigla em inglês).

Isso quer dizer que a companhia revenderia a capacidade de rede de outras empresas do setor (Sprint e T-Mobile, no caso), em vez de construir suas próprias torres de celular.

"Não pretendemos ser uma operadora em grande escala, e estamos trabalhando com parceiros existentes", afirmou Pichai durante uma discussão num palco da feira de tecnologia, realizada em Barcelona, na Espanha, nesta semana.

Divulgação
Loon é o nome do projeto do Google que promete universalizar o acesso à internet com balões
Loon é o nome do projeto do Google que promete universalizar o acesso à internet com balões

Segundo o site "International Business Times", é provável que o serviço seja voltado apenas para os Estados Unidos. O vice-presidente sênior não deu muitos detalhes do plano, mas disse que seus frutos poderão começar a ser vistos "nos próximos meses".

O Google já oferece um serviço de internet ultrarrápida, chamado Fiber, em algumas cidades dos EUA. A empresa também desenvolve um projeto para universalizar o acesso à internet por meio de balões e deve começar integrá-los com drones, para expandir o alcance do serviço.


Endereço da página:

Links no texto: