Folha de S. Paulo


Barbie hi-tech conversa 'de verdade' com crianças e envia e-mail para pais

Brinquedos que "conversam" com a criança não são novidade –há anos, bonecas emitem palavras como "mamãe" e mesmo frases pré-gravadas.

A Mattel, contudo, pretende dar um novo sentido ao conceito com a "Hello Barbie", modelo capaz de ouvir a criança, processar a informação na internet por meio de uma conexão wi-fi e dar uma resposta lógica.

A boneca ainda envia trechos com os melhores momentos da conversa por e-mail para os pais e pode ser personalizada com informações como o nome do animal de estimação da família. Os pais também podem definir assuntos proibidos, sobre os quais a Barbie não deve conversar com a criança.

Prevista para chegar ao mercado no Natal deste ano a US$ 75 (R$ 215), o brinquedo inclui um computador embutido, conexão wi-fi, microfone, alto-falante e bateria.

As conversas ficam gravadas no sistema dos fabricantes –ainda não se sabe por quanto tempo– para aprimorar o software do brinquedo. Como o vocabulário e a gramática ainda estão em desenvolvimento nas crianças, o reconhecimento por voz é muito mais difícil.

O modelo foi desenvolvido por uma parceria entre a Mattel e a start-up ToyTalk, fundada por Oren Jacob, antigo diretor técnico da Pixar. É uma tentativa de recuperar o volume de vendas da boneca, após três anos seguidos de declínio.


Endereço da página: