Folha de S. Paulo


Windows 10 funcionará em celulares e tablets; atualização será grátis

A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (21) que a próxima versão de seu sistema operacional, o Windows 10, funcionará tanto em computadores como em outros dispositivos, como celulares, tablets e a console Xbox. Na prática, isso significa o fim do Windows Phone, sistema móvel da empresa.

O vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, Terry Myerson, anunciou também que usuários de versões anteriores do sistema operacional —Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1— poderão atualizar seus dispositivos gratuitamente para a versão nova, por um ano.

Ainda não há data exata para o lançamento final, que deve acontecer no segundo semestre deste ano; o anúncio foi feito em evento na sede da companhia, em Redmond, Washington (EUA).

Na versão de testes, há novidades programáticas, contudo: na semana que vem, uma nova edição da "beta" do Windows para computadores será liberada. Para celulares, isso acontece no mês que vem.

Reprodução
Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, em anúncio sobre o Windows 10
Terry Myerson, vice-presidente de sistemas operacionais da Microsoft, em anúncio sobre o Windows 10

Essa é a segunda demonstração pública do sistema operacional. Na primeira, que aconteceu em setembro do ano passado, a principal notícia foi a interface, mais parecida com a do Windows 7, incluindo o retorno do menu "Iniciar".

As apresentações também ressaltaram que as mudanças terão impacto a desenvolvedores. Agora, empresas que produzem aplicativos poderão "trabalhar com vários dispositivos, com apenas uma loja", segundo Myerson. Desse modo, todo software produzido para computadores com Windows 10, por exemplo, também poderão ser instalados em celulares ou tablets com o sistema. A loja de aplicativos também será única para todas as plataformas.

Uma grande mudança para a versão de computadores do sistema operacional, anunciada por Joe Belfiore, vice-presidente corporativo da Microsoft, é a chegada da assistente pessoal da Microsoft, Cortana, aos computadores de mesa e notebooks.

A partir do novo sistema operacional, será possível fazer comandos por voz aos computadores equipados com ele —até então, apenas tablets e celulares com Windows Phone tinham acesso à Cortana. O mecanismo é semelhante ao Google Now, equipado em alguns modelos Android, como o Nexus 6 e o Moto X.


Endereço da página:

Links no texto: