Folha de S. Paulo


Jornal traça evolução de sites mais populares da web desde 1996

O jornal americano "The Washington Post" fez um levantamento, junto à consultoria comScore, dos 20 sites mais populares da web nos últimos 18 anos.

A pesquisa mostra a "briga" das companhias de internet na busca pelo topo do ranking entre 1996 e 2013, revelando alguns momentos marcantes da história da internet no passar dos anos.

O Google, por exemplo, surge entre os 20 mais populares em 2001, ocupando a 11ª posição. No ano seguinte, já é o 4º e, em 2008, assume a liderança pela primeira vez. O Facebook trava um caminho parecido, aparecendo no ranking em 2007 e colocando-se entre os quatro primeiros a partir de 2010.

A AOL, a Microsoft e o Yahoo! figuram entre as primeiras posições desde o começo, quando a internet ainda se preparava para o "boom" mundial. Nomes um tanto quanto desconhecidos aparecem na lista nos primeiros anos, vários deles pertencentes a universidades americanas que investiram cedo na rede de computadores.

Os dados levam em conta todas as páginas associadas a cada companhia. A popularidade do Facebook, por exemplo, engloba a do Instagram, e a do Google traz dados do YouTube, e assim por diante.

Em dezembro de 2013, registro mais recente, os cinco mais populares eram: Yahoo, Google, Microsoft, Facebook e AOL.

A tabela completa pode ser conferida no site do "Washington Post".


Endereço da página:

Links no texto: