Folha de S. Paulo


Com controle de despesas, BlackBerry tem pequeno lucro no 3º tri fiscal

A BlackBerry anunciou nesta sexta-feira (19) um pequeno lucro ajustado no terceiro trimestre e voltou a ter fluxo de caixa positivo, mas a receita teve uma queda maior do que se esperava.

O fluxo de caixa ficou positivo em US$ 43 milhões no terceiro trimestre, ante fluxo de caixa negativo de US$ 36 milhões no segundo trimestre. A BlackBerry anunciou que está buscando um fluxo de caixa em ponto de equilíbrio até o fim do ano fiscal, em fevereiro de 2015.

Apesar disso, a receita caiu para US$ 793 milhões ante US$ 1,19 bilhão um ano antes, ficando abaixo das expectativas. Analistas projetavam US$ 931,5 milhões.

O analista de tecnologia da BGC Partners, Colin Gillis, disse que o presidente-executivo da BlackBerry, John Chen, fez um bom trabalho controlando as despesas para impulsionar o caixa da companhia.

"O fato é que ele conseguiu ir além deixando o fluxo de caixa positivo neste trimestre. Esse é um grande marco", disse Gillis. "Fica mais fácil daqui para frente".

Aaron Harris - 24.set.14/Reuters
Presidente-executivo da BlackBerry, John Chen fala durante o lançamento evento em Toronto
Presidente-executivo da BlackBerry, John Chen fala durante o lançamento evento em Toronto

Excluindo um encargo não recorrente por debêntures e encargos de reestruturação, a companhia teve lucro de US$ 0,01 por ação. Analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S projetavam prejuízo de US$ 0,05 por papel.

A companhia canadense teve prejuízo líquido de US$ 148 milhões, ou US$ 0,28 por ação, no trimestre encerrado em 29 de novembro. Isso se compara a um prejuízo de US$ 4,4 bilhões um ano antes, ou US$ 8,37 por papel.

CLASSIC

A canadense BlackBerry lançou nessa quarta-feira (17) o Classic, novo samrtphone com o qual a empresa volta a se focar no mundo corporativo.

O dispositivo se assemelha aos antigos BlackBerry Bold e Curve e apela para consumidores tradicionais dos aparelhos da companhia, trazendo recursos clássicos como o teclado QWERTY físico e um botão central de rolamento para navegação.

Em 2013, com o lançamento do sistema BlackBerry 10, a empresa passou a dar mais ênfase ao "touchscreen", privando muitos fãs de seu teclado físico, mas não conseguiu espaço na competição com empresas como Apple e Samsung.

Chen está de alguma forma levando a companhia de volta a suas origens, enfatizando novamente o teclado físico com o recente lançamento do Passport e, agora, dos modelos Classic, em vez de tentar competir diretamente com aparelhos de rivais.


Endereço da página:

Links no texto: