Folha de S. Paulo


Icann, entidade que controla a internet, sofre ataque hacker

A Icann (Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, na sigla em inglês), entidade sem fins lucrativos que administra estruturas da web, anunciou nesta semana que um grupo de hackers conseguiu invadir o seu sistema.

Um ataque de "phishing" enganou os funcionários da agência com e-mails de domínio icann.org que pareciam ter sido enviados por colegas, disse a organização em um comunicado.

O ataque parece ter começado em novembro. Normalmente, nos ataques por "phishing", a vítima recebe um e-mail de identidade disfarçada e clica ingenuamente em uma página falsa, que então rouba a sua senha.

De acordo com a nota, credenciais de e-mail de vários funcionários foram roubadas, o que deu aos invasores o controle de contas para acessar informações mais profundas de usuários de serviços da Icann.

A agência acredita que aprimoramentos de segurança feitos mais cedo neste ano limitaram a quantidade de dados que os hackers acessaram, e informa que mais medidas de defesa foram tomadas desde o ataque.

Controlada pelo Departamento do Comécio dos Estados Unidos, a Icann é responsável principalmente por administrar domínios de internet, como ".gov" e ".com", além de outras atribuições ligadas à administração da rede.

Em março, os EUA anunciaram que vão abrir mão do controle da organização, passando o poder à "comunidade global" –o que deve acontecer em 2015.


Endereço da página:

Links no texto: