Folha de S. Paulo


Pesquisadores brasileiros lançam game sobre física subatômica

Um grupo de pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista) criou um jogo gratuito para computador a fim de divulgar a física subatômica, divulgado nesta quinta-feira (18).

O "Sprace Game 2.0", do grupo Sprace (Centro de Análise e Pesquisa de São Paulo, na sigla em inglês) está disponível para download nas versões em Windows e em Java (para Linux, Mac e outros) e é uma espécie de jogo de espaçonave, mas cujos desafios envolvem quarks, partículas subatômicas que formam prótons e nêutrons (componentes de um átomo).

Reprodução

A ideia, segundo o coordenador do projeto, o professor de física teórica na Unesp Sérgio Ferraz Novaes, é que jovens acostumados com a linguagem dos videogames tenham contato com os conceitos da área, expandindo o conhecimento sobre o que forma a matéria.

Ao longo da aventura, o jogador tem de consultar a tabela periódica e memorizar quantidades de prótons e nêutrons para realizar determinada "missão" dentro do game, num exemplo de exercício didático.

Ainda que com temática científica, o título não se mostrou "frio" ou entediante em rápido teste. É como se os conceitos estivessem "disfarçados" nos nomes de personagens de um game comum. Há um pequeno tutorial para o início do jogo que praticamente não menciona qualquer tema da física.

O jogo, cuja primeira edição havia sido lançada em 2010, foi desenvolvido em parceria com a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).


Endereço da página:

Links no texto: