Folha de S. Paulo


Espanha bane temporariamente aplicativo de transporte Uber

Paul White - 11.jun.14/Associated Press
Manifestantes depredam carro de motorista da Uber em protesto de taxistas em Madri em junho
Manifestantes depredam carro de motorista da Uber em protesto de taxistas em Madri em junho

Um juíz espanhol ordenou em decisão preliminar divulgada nesta terça (9) que o aplicativo de transporte alternativo ao táxi Uber pare imediatamente de operar no país após uma série de protestos de associações de taxistas.

O tribunal determinou que o app realizava "competição desleal" contra os táxis. "Os motoristas não têm autorização administrativa para o trabalho, e sua atividade constitui concorrência injusta", disse a corte por meio de comunicado, relata a BBC.

A Uber disse que a decisão é "um procedimento e determinação comerciais altamente inusuais da corte" por meio de um porta-voz, como publicou a Associated Press.

A decisão vem um dia depois do banimento da operação da Uber na capital indiana, Nova Déli.

O serviço da Uber é conectar motoristas particulares aos usuários, de maneira semelhante a táxis. Em diversos lugares, assim como em quatro cidades brasileiras (Belo Horizonte, Brasília, Rio e São Paulo), sua atividade não é regulamentada, o que gera protestos de taxistas.

Sediada em San Francisco, a companhia vem passando por um momento turbulento, ainda que tenha elevado seu valor de mercado estimado ao elevado patamar de US$ 40 bilhões recentemente.

Nesta segunda (8), um outro serviço da Uber, o UberPop, foi banido na Holanda –a empresa, contudo, afirmou que continuará operando o serviço no país.

Nesta terça, o prefeito de Portland, Oregon (EUA), divulgou que o município está processando a companhia sediada em San Francisco, Califórnia.


Endereço da página:

Links no texto: