Folha de S. Paulo


Parlamento Europeu votará proposta de divisão do serviço de buscas do Google

O Parlamento Europeu votará na próxima quinta-feira (27) uma moção que propõe separar as atividades de busca do Google na Europa do resto de suas operações, com o objetivo de frear o domínio da empresa americana no mercado de busca na internet.

O órgão não tem o poder de dividir uma companhia, mas aumenta a pressão sobre reguladores antitruste do continente para tomar medidas mais duras contra a empresa. Os políticos europeus estão cada vez mais preocupados com o domínio do Google e outras empresas americanas no setor de internet, e estão procurando maneiras de limitar seu poder.

A moção, à qual a "Reuters" teve acesso, "pede à Comissão (Europeia) que considere propostas para descompactar os motores de busca de outros serviços comerciais como uma solução potencial a longo prazo" para tornar mais competitivo o campo de jogo.

Políticos e companhias europeias do ramo tem reclamado que o domínio do Google no mercado permite que a empresa promova os seus próprios serviços em detrimento dos rivais.

A proposta, em fase de projeto, não menciona o Google ou qualquer outra empresa de busca especificamente, embora o Google seja de longe o principal fornecedor desses serviços na Europa, com uma quota de mercado estimada em 90%.

Parlamentares conservadores, liberais e socialistas vão elaborar uma moção conjunta na terça-feira (25), debatê-la na quarta (26) e votá-la na quinta, de acordo com o parlamentar espanhol Ramon Tremosa.

O Google se recusou a comentar.

A companhia americana já enfrenta duras críticas na Europa por suas políticas de privacidade e pagamento de impostos, e teve de lidar com uma decisão judicial europeia que exige que remova links a resultados de pesquisa do que as pessoas acham censurável –medida que ficou conhecida como "direito de ser esquecido".


Endereço da página:

Links no texto: