Folha de S. Paulo


Americano é acusado de fraude por esquema de pirâmide com Bitcoins

Um americano foi acusado de fraude por montar um esquema de pirâmide financeira com a moeda virtual Bitcoin, informou a "Reuters" na última quinta-feira (6).

O texano Trendon Shavers operava o Bitcoin Savings & Trust, um fundo de investimento de bitcoins, onde prometia aos investidores juros semanais superiores a 7% (3,641% de retorno anual da renda), além da possibilidade de sacar o dinheiro instantaneamente.

Ao invés disso, segundo a "Reuters", o suposto golpista pagava investidores antigos com as bitcoins que entravam, adicionava-as à sua conta no falido banco de moedas Mt.Gox ou mesmo utilizava-as para gastos pessoais.

Shavers teria desviado 146 mil de um total de 764 mil bitcoins levantadas entre setembro de 2011 e setembro de 2012. À época, o equivalente a cerca de US$ 4,5 milhões.

O dinheiro desviado foi utilizado pelo acusado para a compra de uma BMW M5 Sedan, tratamentos em spas e visitas a cassinos, além de um jantar no valor de US$ 1 mil em um restaurante em Las Vegas, informa a agência.

O procurador do caso disse que cerca de metade dos investidores do Bitcoin Savings & Trust perdeu todo o seu investimento ou pelo menos parte dele.

Shavers foi detido na manhã de quinta-feira e, se condenado, pode pegar até 20 anos de prisão.


Endereço da página:

Links no texto: