Folha de S. Paulo


Apple lança OS X Yosemite; iOS 8.1 chega na semana que vem

Marcio Jose Sanchez/Associated Press
Craig Frederighi, vice-presidente-sênior de software da Apple, apresenta o OS X Yosemite
Craig Frederighi, vice-presidente-sênior de software da Apple, apresenta o OS X Yosemite

Em evento na Califórnia nesta quinta-feira (16), além de anunciar os tablets iPad Air 2 e iPad mini 3, a companhia aproveitou para revelar melhorias em seus sistemas operacionais: o OS X Yosemite, para computadores pessoais, e o iOS 8, para dispositivos móveis. O sistema dos Macs ganhou mudanças estéticas e foi ajustado para trabalhar em harmonia com o iOS 8.

Um dos conceitos mais alardeados pela companhia foi o de continuidade, o que significa, por exemplo, que editar fotos e apresentações em qualquer em um dos aparelhos da Apple causa mudanças quase imediatas no arquivo em todos os outros aparelhos do usuário.

Até mesmo ligações telefônicas poderão ser feitas e recebidas pelo Mac –será possível também receber mensagens SMS no computador. Claro, isso serve para donos de iPhone.

A companhia focou também na sincronização do iCloud Drive entre os dispositivos. No OS X, a empresa fez mudanças para melhorar a organização e localização de conteúdos na nuvem da Apple.

As funções de AirDrop e AirPlay funcionarão sem necessidade de uma rede de internet, usando Bluetooth e wi-fi.

O Messages, o iTunes e o iWork também receberam atualizações.

A empresa também afirma que com o OS X, os MacBooks ganharão até duas horas na autonomia de suas baterias.

A pequena atualização no iOS 8 será responsável por ativar o serviço de pagamentos Apple Pay, que será ativado oficialmente na próxima segunda-feira.

O OS X Yosemite estará disponível para download gratuito hoje. O iOS 8.1 estará disponível na próxima segunda-feira. O novo iWork também está disponível hoje gratuitamente.


Endereço da página:

Links no texto: