Folha de S. Paulo


Novo Windows deve ser anunciado hoje e trazer de volta menu 'Iniciar'

Quase dois anos após o Windows 8 chegar às lojas, deve ser apresentada a nova versão do sistema operacional presente em mais de 90% dos computadores do mundo.

Em evento que acontece nesta terça em San Francisco (EUA), a Microsoft deve demonstrar publicamente a primeira versão de testes da nova geração do Windows, batizada informalmente de "Windows 9".

Supostas imagens e vídeos da nova plataforma, que circulam na imprensa especializada estrangeira, indicam que a companhia deve amenizar as mudanças na interface feitas no Windows 8. Assim, o Windows 9 poderá ficar mais próximo ao Windows 7.

A volta do menu Iniciar, extinto no Windows 8, e o fim do menu Charms, criado na atual versão do sistema, são algumas das principais mudanças. Além disso, o sistema deverá promover maior integração entre a interface tradicional e a interface metro.

Os apps do estilo metro deverão ser abrigados também no menu Iniciar, evitando que o usuário acesse a tela Iniciar (que parece a tela inicial de um smartphone).

A mudança radical de interface promovida pelo Windows 8 causou estranheza nos usuários mais tradicionais, aqueles acostumados a usar teclado e mouse para navegar.

O objetivo da Microsoft com o Windows 8 era fazer a transição da companhia para aquilo que foi batizado por Steve Jobs de "era pós-PC", em que as máquinas são ultramóveis, as telas respondem ao toque, as interfaces são mais convidativas e menos sisudas e os dispositivos não estão apenas conectados, mas também sincronizados.

Não deu certo e as vendas tiveram ritmo lento.

Com 6,28% e 7,09% do mercado de sistemas operacionais, Windows 8 e o Windows 8.1 (versão atualizada da plataforma) estão juntos instalados em menos máquinas que o jurássico Windows XP (23,89%) e o Windows 7 (51,21%). Os dados são da consultoria Net Market Share.

CELULAR

Apesar da suposta volta a uma forma mais tradicional, o Windows 9 emprestará mais alguns recursos dos smartphones.

Entre eles, deverão estar Cortana, o assistente de voz da Microsoft que funciona nos moldes do Siri, da Apple. E uma central de notificações, espaço que reúne tudo aquilo que os apps têm a "dizer" para o usuário.

Todas essas funções podem ser encontradas nas principais plataformas móveis, Android, iOS e Windows Phone.

O Windows 9 ainda não tem data para chegar as lojas, mas é possível que chegue no primeiro semestre de 2015.


Endereço da página: