Folha de S. Paulo


Apple soube de falha no iCloud seis meses antes de vazamento, diz jornal

A Apple foi notificada por um especialista em segurança em março de 2014 sobre as falhas de segurança em seu serviço de armazenamento virtual iCloud que levariam à divulgação de um grande número de fotos de celebridades nuas quase seis meses depois, no fim de agosto, segundo uma reportagem do "Daily Dot".

O jornal on-line diz que teve acesso a uma série de e-mails trocados entre Ibrahim Baliç, desenvolvedor de software baseado em Londres, e a Apple, no qual ele alertava a empresa sobre o método que acabaria sendo usado por cibercriminosos para acessar o conteúdo.

A reportagem, divulgada nesta quarta (24), afirma que as mensagens a que teve acesso foram analisadas por outros especialistas de segurança, que confirmaram a autenticidade delas.

Em e-mail de 26 de março publicado pelo "Daily Dot", Baliç descreve o procedimento de "força bruta" que havia permitido o teste de 20 mil senhas por meio de uma ferramenta automática. Em resposta, um funcionário da Apple responde, agradecendo o contato.

Reprodução/YouTube
Vídeo enviado ao YouTube em julho pelo pesquisador Ibrahim Baliç relata falhas no iCloud
Vídeo enviado ao YouTube em julho pelo pesquisador Ibrahim Baliç relata falhas no iCloud

Baliç também usou uma plataforma para relato de bugs da Apple para avisar sobre a falha. As conversas se desenrolaram por meses, mas, aparentemente, não foram frutíferas: o caso foi deflagrado no final de agosto, e obrigou a Apple a fazer ajustes logo em seguida.

Nesta semana, outras imagens de celebridades foram divulgadas ilegalmente, mas não se sabe se o iCloud foi a plataforma por meio da qual cibercriminosos tiveram acesso a elas.

Malic também publicou um vídeo no YouTube (datado de 21 de julho) em que mostra como conseguiu dados privados de 73 funcionários da Apple com a brecha do iCloud para provar a existência desta.

"Isto não é um ataque de hacker", escreveu na descrição do filme. "Reportei todos os bugs que achei à companhia e aguardei sua aprovação. Estou sendo acusado de 'hacking', mas não causei qualquer dano ao sistema."

Ao "Daily Dot", Baliç disse que se a Apple "tivesse levado essa questão mais a sério, talvez tal problema [o vazamento das fotos de celebridades] não tivesse surgido."

A Apple não se pronunciou sobre o caso.


Endereço da página:

Links no texto: