Folha de S. Paulo


Problemas no iOS 8 têm ligação com fiasco dos Mapas da Apple, diz agência

As falhas causadas pela atualização da versão 8.0.1 do sistema iOS, que equipa iPads e iPhones, tiveram como responsável parcial o mesmo executivo dentro da Apple, Josh Williams, que o do software Mapas quando de seu desastroso lançamento em 2012, segundo uma reportagem publicada nesta sexta-feira (26) pela Bloomberg.

Segundo a agência, que diz ter consultados fontes "familiarizadas com a estrutura de gerenciamento da Apple", Williams, que é supervisor de qualidade do iOS, foi também o responsável por prevenção de falhas no Mapas, há dois anos, quando a Apple substitiu o Google por software próprio no app de localização do iOS.

O executivo havia sido afastado da equipe de mapas do iOS após o fiasco (veja galeria de imagens abaixo), diz a reportagem, mas ele se manteve em cargo de testes do sistema operacional do iPhone.

Depois de ter emitido um pedido de desculpas público nesta quinta (25), a Apple liberou nesta sexta uma versão que corrige as falhas da edição 8.0.1 do software, que fez com que alguns aparelhos deixassem de receber sinal de celular e ficassem com sua função Touch ID, de reconhecimento de impressões digitais, inoperante.

Consultado pela reportagem da agência, Williams e um porta-voz da Apple não comentaram o caso.

Um analista afirmou que atualizações de sistema são um ponto forte da companhia. "Normalmente, isso é uma das forças da Apple, algo mais fácil para eles porque têm controle total do hardware e do software", disse à Bloomberg Frank Gillett, da Forrester Research.


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