Folha de S. Paulo


Maioria dos usuários de Mac não está exposta à falha "Bash", diz Apple

A Apple disse nesta sexta-feira (26) que a "vasta maioria" dos usuários de Mac não estãos expostos à grave falha de segurança "Bash", revelada por especialistas nesta semana.

Segundo um porta-voz, os computadores da empresa saem de fábrica com configurações que os tornam seguros –apenas usuários que habilitaram "recursos avançados de Unix" podem estar sujeitos a ataques remotos.

"Estamos trabalhando para rapidamente liberar uma atualização de software para nossos usuários avançados de Unix", disse.

FALHA GRAVE
A "Bash" é a mais grave falha de segurança detectada desde que o bug Heartbleed foi revelado. Ela permite que invasores executem comandos e instalem programas em dispositivos que rodam sistemas baseados em Unix -o que inclui desde computadores Linux e Macintosh até aparelhos como roteadores e modens. Segundo relatos, ainda não há atualizações capazes de corrigi-la.

Especialistas ainda não sabem as reais gravidade e extensão do problema. A companhia de segurança Rapid7 disse que, enquanto a falha "parece tremendamente ruim em primeira análise", hackers não serão capazes de se aproveitar dela para acessar a maior parte dos sistemas que usam software potencialmente vulnerável.

"Não sabemos o quanto está espalhado. Este é provavelmente um dos bugs mais difíceis de medir em anos", disse Dan Kaminsky, um conhecido especialista de ameaças na Internet.


Endereço da página:

Links no texto: