Folha de S. Paulo


'World of Warcraft' tem sequência cancelada pela desenvolvedora

A Blizzard, produtora de um dos games mais populares da história, "World of Warcraft", cancelou o projeto de sucessão do jogo, chamado "Titan" e que vinha sendo objeto de especulação e de pronunciamentos da própria empresa há sete anos.

Em entrevista do site especializado em videogames "Polygon" divulgada nesta terça (23), o presidente-executivo da desenvolvedora americana, Mike Morhaime, disse que falta de inspiração e de identificação dos funcionários para com o desenvolvimento do novo título.

Ina Fassbender - 17.ago.11/Reuters
Visitantes jogam
Visitantes jogam "World of Warcraft" durante a feira Gamescom de 2011, em Colônia (Alemanha)

"Não pudemos encontrar a diversão [em criar o game]", disse. "Não encontramos a paixão. Reavaliamos como o faríamos e, na verdade, acabamos ponderando se era esse o jogo que queríamos fazer. A resposta é não."

A decisão foi "excruciante", segundo Morhaime e um outro executivo, também ouvido pelo "Polygon", Chris Metzen, que é vice-presidente de franquia e enredo da Blizzard.

"Foi difícil quando cancelamos 'Warcraft Adventures'. Foi difícil quando cancelamos 'StarCraft Ghost'", disse, referindo-se a outros projetos de outras séries de games da companhia sediada em Irvine, Califórnia. "Mas isso sempre resultou em obras de qualidade melhor. É importante saber quando desistir."

"Somos uma companhia de MMORPG?", perguntou retoricamente na entrevista o diretor-executivo, Morhaime, referindo-se ao gênero de "World of Warcraft", no qual também se enquadram títulos como "Ragnarok", "Ultima Online", "Guild Wars" e outros.

"Não queremos nos identificar com um título em particular", respondeu. "Queremos apenas fazer jogos ótimos toda vez."

"World of Warcraft", cujo modelo de negócio é cobrar mensalidade dos jogadores, é tido como o mais lucrativo da história da categoria. No game, lançado inicialmente em 2004, o jogador escolhe um personagem para desenvolvê-lo e vencer batalhas –individuais ou coletivas– contra outros gamers. A temática fantástica envolve mortos-vivos, duendes e elfos.

A empresa não esclareceu se o título ganhará ou não um sucessor que não oriundo do projeto "Titan", mas disse que manterá ativo "World of Warcraft".

Entre outros títulos da Blizzard, que pertence à Activision-Blizzard, está o popular "Diablo", também um RPG virtual.


Endereço da página:

Links no texto: