Folha de S. Paulo


Venda de smartphones no Brasil tem alta de 22% no 2º trimestre do ano

O Brasil registrou vendas de 13,3 milhões de smartphones no segundo trimestre de 2014, aumento de 22% frente ao mesmo período do ano passado, segundo dados da consultoria IDC Brasil divulgados na sexta-feira (12).

No total, foram vendidos 17,9 milhões de aparelhos de abril a junho, sendo 75% smartphones e 25% "feature phones" (telefones mais simples).

Já as vendas de "feature phones" caíram 16%, a 4,6 milhões de unidades. "O resultado do segundo trimestre para smartphones ficou acima da nossa previsão e é um recorde de vendas não só no Brasil, mas no mundo inteiro", disse Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, em comunicado.

Mike Segar - 6.nov.13/Reuters
Smartphones representam 75% dos celulares vendidos no Brasil no segundo trimestre de 2014
Smartphones representam 75% dos celulares vendidos no Brasil no segundo trimestre de 2014

A expectativa é que a tendência persista e um novo recorde seja batido nos dois trimestres seguintes, disse Munin. "Os dados confirmam que a instabilidade vista em outros segmentos da tecnologia da informação e o baixo crescimento da economia não afetaram a categoria de smartphones.

Segundo o analista, a alta das vendas reflete a ampliação do portfólio de produtos das fabricantes aliado à queda nos preços, além de um maior investimento dos canais varejistas. Munin também citou a prorrogação da isenção de impostos para smartphones por parte do governo.


Endereço da página: