Folha de S. Paulo


Alibaba pode fechar reservas para IPO mais cedo, dizem agências

A gigante do comércio eletrônico chinesa Alibaba quer encerrar antecipadamente o período em que aceitará pedidos de compra de suas ações para sua entrada na Bolsa NYSE devido à grande demanda, segundo reportagens das agências Bloomberg e Reuters desta sexta-feira (12).

A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da companhia foi inaugurada na sexta-feira passada (5) e deve ser estendida até o dia 18, um dia antes do início da negociação dos papéis.

Segundo as reportagens, a que mencionam fontes familiarizadas com o assunto sem as identificar, a forte demanda põe a empresa em posição confortável para vender as ações com preço na parte mais alta do intervalo fixado –entre US$ 60 e US$ 66.

A Alibaba quer levantar US$ 21,1 bilhões com a estreia na Bolsa, o que seria um montante recorde. O preço deve ser definido no final do período do IPO.

Os coordenadores da oferta baseados nos EUA devem parar de receber pedidos de reserva dos investidores na tarde do dia 16, disse uma fonte com conhecimento do assunto à Reuters.

O Alibaba deve parar de receber pedidos de reserva na Ásia em 17 de setembro, um dia antes do previsto inicialmente. A Bloomberg antecipou que os pedidos de reserva do Alibaba seriam fechados um dia mais cedo.

Um porta-voz do Alibaba não quis comentar.

Segundo a Reuters, os bancos responsáveis pela operação não decidiram se irão aumentar a faixa de preços ou o número de ações no IPO.

A agência diz que a Alibaba havia recebido reservas o bastante para cobrir todo o negócio apenas dois dias depois do lançamento.

A maior estreia na Bolsa em tecnologia até hoje é do Facebook, que em 2012 levantou US$ 16 bilhões.

Entre os acionistas da Alibaba está o Yahoo!, que detém 22,6%, além da japonesa Softbank (34,4%) e do notável fundador Jack Ma (cuja fatia de 8,9% faz dele uma das pessoas mais ricas da China).

'ROADSHOW'

Durante o período do IPO, o Alibaba está fazendo uma turnê de apresentações para alavancar o interesse dos investidores pela empresa. Entre as pessoas encarregadas na tarefa está Jack Ma, que também é presidente-executivo.

Nesta semana, o "roadshow" passou pelas cidades americanas Nova York, Boston, Baltimore, Los Angeles e San Francisco. Na semana que vem, irá a Londres, Hong Kong e Singapura.


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