Folha de S. Paulo


Google recebeu 120 mil solicitações de europeus que querem 'ser esquecidos'

O Google anunciou nesta terça-feira (9) que recebeu mais de 120 mil pedidos de cidadãos europeus que desejam exercer o chamado "direito ao esquecimento".

A notícia foi dada em Madri, onde acontece a primeira audiência pública de uma série de reuniões organizadas pela empresa para que especialistas debatam o tema.

O Tribunal de Justiça da União Europeia reconheceu no início deste ano que as pessoas têm o direito de ser "esquecidas" na internet, ou seja, reivindicar a sites que fornecem ferramenta de buscas que retirem links com informações que possam ser prejudiciais ou não são pertinentes.

Em maio, o Google criou um formulário para que os cidadãos da UE pudessem solicitar a retirada da informação. Até o dia 1º de setembro, a empresa recebeu 120 mil solicitações referentes a 475 mil endereços, embora não tenha tornado público o número de dados apagados em seu banco.

A eliminação dos links nos resultados do buscador só se aplica a tentativa de busca feita por nome e sobrenome, não por fatos ocorridos. As empresas é que são responsáveis por avaliar se os pedidos se ajustam ao que indica a sentença da corte europeia.


Endereço da página:

Links no texto: