Folha de S. Paulo


Cinco fabricantes apresentam novos relógios inteligentes em uma semana

Na feira IFA deste ano, ficou claro qual será o próximo fronte de batalha entre os gigantes da tecnologia: o segmento de relógios inteligentes.

Asus, LG, Samsung e Sony, quatro dos principais fabricantes de eletrônicos do mundo, escolheram a feira alemã para mostrar suas apostas. A Motorola apresentou seu modelo em um evento próprio, em Chicago, nos EUA.

Lançamentos no setor vêm sendo feitos desde o ano passado, mas é a primeira vez que tantas companhias resolvem fazer anúncios quase simultaneamente.

A sombra da Apple, que deve revelar hoje o seu primeiro relógio inteligente, assusta. Nas últimas vezes em que a companhia americana entrou em segmentos mal explorados pela concorrência, ela teve muito sucesso –o iPhone e o iPad ainda causam pesadelos nos rivais.

A ideia, portanto, é estar no segmento de relógios eletrônicos antes do suposto iWatch da Apple.

A consultoria IDC estima que 19 milhões de computadores vestíveis (dispositivos que tomam a forma de roupas e acessórios de vestimenta) serão vendidos neste ano –relógios serão grande fatia desse montante.

Para 2018, o IDC estima que o número de vendas de vestíveis será de 112 milhões de unidades. Para comparação, o mercado de tablets será de 245 milhões de unidades neste ano, também segundo a empresa.

O repórter BRUNO ROMANI viajou a convite da Samsung

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: