Folha de S. Paulo


Apple aumentará segurança no iCloud após vazamento de fotos, diz Tim Cook

O presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse nesta sexta-feira (5) que o serviço de armazenamento em nuvem iCloud vai adotar um novo sistema de segurança.

A medida tem como objetivo evitar vazamentos de fotos como o do último fim de semana, quando a atriz Jennifer Lawrence e outras celebridades tiveram imagens de nudez divulgadas na rede.

Em entrevista ao "Wall Street Journal", a primeira após o caso, Cook explicou que o novo mecanismo vai alertar o usuário quando houver uma tentativa de restauração do conteúdo armazenado no iCloud.

"Queremos fazer tudo o que pudermos para proteger os nossos consumidores, pois estamos tão ou mais indignados do que eles com o que aconteceu", disse o executivo.

O novo aviso permitirá que a pessoa "tome uma ação imediata" para se proteger, seja mudando a senha e recuperando o controle da conta ou alertando a equipe de segurança da Apple.

Antes, o usuário era alertado apenas quando alguém tentava mudar seu "password" ou acessava a conta pela primeira vez de um dispositivo da Apple desconhecido.

A atualização do sistema deve ser implementada dentro dos próximos 15 dias.

Robert Galbraith/Reuters
Em entrevista ao
Em entrevista ao "WSJ", Tim Cook disse que para evitar novos casos é preciso conscientizar os usuários

A CHAVE É A CONSCIENTIZAÇÃO

Apesar do anúncio da nova medida, Cook negou que o vazamento das fotos tenha sido causado por um falha de segurança no sistema do iCloud.

Segundo ele, os hackers obtiveram as senhas acertando corretamente a "pergunta secreta" das contas ou com ataques de "phising" –fraudes eletrônicas como e-mails e sites falsos que enganam as vítimas para roubar seus dados.

"Quando penso nesta situação terrível que aconteceu e penso no que mais poderia ter feito, digo que a conscientização é a chave. Temos a responsabilidade de melhorá-la. Não se trata realmente de algo de engenharia", afirmou.

O executivo disse também que a Apple vai incentivar os consumidores a adotarem o sistema opcional de dupla verificação, que exige uma chave de segurança extra além da senha normal para acessar as contas. Se adotado pelas vítimas, o recurso, de acordo com Cook, teria impedido a ação dos hackers e o consequente vazamento das fotos.

O CASO

No domingo, fotos íntimas da atriz Jennifer Lawrence, da modelo Kate Upton e de dezenas de outras celebridades -a maioria de Hollywood- foram vazadas no fórum on-line 4chan.

Acredita-se que a privacidade de mais de 100 famosas tenha sido violada.


Endereço da página:

Links no texto: