Folha de S. Paulo


Após ser banido, aplicativo de caronas Uber volta a funcionar em Berlim

O Uber voltou a operar em Berlim, na Alemanha, nesta segunda-feira (18)

A start-up americana recorreu da decisão governamental que baniu o uso do aplicativo na capital alemã na semana passada, e conseguiu suspender seus efeitos temporariamente.

Agora, caberá ao poder judiciário local determinar se a ferramenta que conecta motoristas e passageiros pode operar legalmente em Berlim, o que pode demorar até um mês de acordo com o "New York Times". Enquanto isso, o aplicativo poderá funcionar normalmente na cidade.

"Estamos muito felizes em continuar a oferecer os nossos serviços à Berlim e outras cidades da Alemanha, à medida em que desafiamos políticas ultrapassadas que foram escritas antes dos smartphones serem inventados", escreveu Fabien Nestmann, diretor geral da empresa no país europeu, em um post no post no blog do Uber.

A ferramenta também havia sido proibida em Hamburgo recentemente, onde já voltou a funcionar.

Chris Ratcliffe - 30.mai.14/Bloomberg
O aplicativo Uber, acessado pelo iPhone
O aplicativo Uber, acessado pelo iPhone

Na última quinta-feira (14), autoridades proibiram o Uber por "motivos de segurança" ao alegar que o aplicativo não oferece garantia de que as caronas serão dadas por veículos e motoristas licenciados. A decisão determinou que a empresa fosse multada em cerca de 25 mil euros (cerca de US$ 33,4 mil) para cada vez que violasse as Leis de Transporte Público de Berlim.

O aplicativo tem sido alvo de protestos de motoristas de táxi por todo o mundo, inclusive no Brasil –onde opera há poucos meses em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A empresa criada em 2009 e presente hoje em mais de 40 países é a start-up mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 18,2 bilhões.


Endereço da página:

Links no texto: