Folha de S. Paulo


Windows 9 pode ser uma atualização gratuita, diz site

A futura versão do Windows, que pode ser chamada de Windows 9 ainda que a Microsoft não tenha dado qualquer detalhe sobre ela, pode ser distribuída para usuários atuais do sistema como uma atualização gratuita, segundo uma extensa reportagem do site especializado em tecnologia "ZDNet".

O Windows "Threshold", como a jornalista Mary Jo Foley diz que o software vem sendo chamado internamente na Microsoft, deve chegar entre março e junho do ano que vem.

Usuários do Windows 8 –"e até do Windows 7"– poderiam receber a nova versão gratuitamente, diz o texto.

Segundo a reportagem, cujas fontes de informação não foram divulgadas, o sistema terá design e funcionamento diferentes para cada tipo de dispositivo onde estiver instalado (em um PC de mesa, um notebook ou um aparelho híbrido, por exemplo).

Dessa maneira, a interface pensada para tela sensível ao toque (conhecida como Metro) não seria "obrigatória", como na primeira versão do Windows 8, mas só quando calhasse (num tablet, por exemplo).

Um Menu Iniciar em "miniatura" e personalizável também estará disponível em uma versão para PC de mesa e laptops, diz o site. A função está de volta ao Windows já na segunda atualização do Windows 8.1, que deve ser liberada neste mês, mas em tamanho convencional (como no Windows 7 e versões anteriores).


Endereço da página:

Links no texto: