Folha de S. Paulo


Amazon anuncia prejuízo líquido de US$ 126 milhões no trimestre

David Ryder/Getty Images/AFP
Fundador e presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos, apresenta o smartphone Fire Phone
Fundador e presidente-executivo da Amazon, Jeff Bezos, apresenta o smartphone Fire Phone

A Amazon anunciou nesta quinta-feira (24) um prejuízo maior no segundo trimestre com o seu ritmo acelerado de investimentos em novos negócios, como conteúdo digital e serviços de entregas de produtos no mesmo dia.

Apesar da queda, a receita da empresa registrou crescimento de 23% alcançando US$ 19,34 bilhões, dentro da linha de previsão de Wall Street que era de US$ 19,3 bilhões. A receita obtida no mesmo período do ano passado foi de US$ 15,7 bilhões.

O prejuízo líquido foi de US$ 126 milhões, ou 27 centavos por ação, o que representa uma grande queda em comparação ao mesmo período do ano passado, quando o prejuízo foi US$ 7 milhões, ou dois centavos por ação.

As ações da empresa deslizaram 10% até agora em 2014 e os entre os investidores cresce a desconfiança de que seja possível apostar num crescimento em longo prazo às custas de pouco ou nenhum lucro.

A companhia tem a política de trabalhar com uma estimativa de lucro muito baixa reinvestindo seu faturamento em novos negócios e produtos.

O diretor financeiro da Amazon, Tom Szkutak, reiterou que a empresa está mais interessada em investir em novas oportunidades, como os serviços de armazenamento em nuvem da Amazon Web, por exemplo, do que gerar lucro no curto prazo.

Nos últimos tempos, a Amazon tem anunciado fortes investimentos em diversas linhas de negócio, desde o serviço de leitura de livros por assinatura, a streaming de vídeos, set-top box e, mais recentemente, smartphone.

A estimativa média de analistas consultados pela Zacks Investment Research era de uma perda de 13 centavos por ação.

Para o terceiro trimestre, a empresa projeta receita entre US$ 19,7 bilhões e US$ 21,5 bilhões. As expectativas de analistas apontam para US$ 20,8 bilhões.

Ainda segundo a companhia, as perdas do próximo período devem girar entre US$ 410 milhões e US$ 810 milhões.

Amazon/2014
Receita US$ 19,34 bilhões (cerca de R$ 43,1 bilhões)
Prejuízo líquido US$ 126 milhões (cerca de R$ 281 milhões)
Principais concorrentes eBay, Rakuten


Endereço da página: