Folha de S. Paulo


Netflix confirma sua chegada a seis novos países em setembro

O serviço de assinatura de conteúdo em vídeo por "streaming" Netflix confirmou a sua chegada à França e outros seis países europeus no próximo mês de setembro.

"Em setembro, lançaremos o Netflix na Alemanha, França, Áustria, Suíça, Bélgica e Luxemburgo", informou a empresa em nota a seus acionistas.

A chegada do serviço a novos países deixa dúvidas de como o processo será feito, por exemplo, na França, onde os grupos de televisão são obrigados a fazer contribuições financeiras à produção audiovisual do país.

A preocupação surge no caso do financiamento do cinema francês e também sobre uma possível concorrência desleal do Netflix com os grupos do setor já existentes.

O diretor geral do Netflix, Reed Hastings, afirmou que a empresa não está tentando fugir de suas responsabilidades.

"Vamos fazer mudanças no serviço oferecido na França", mencionando a possibilidade de "uma grande produção francesa" que poderia ser exportada para outros países.

"Queremos dar aos conteúdos franceses uma via de saída para todo o mundo", disse Hastings, complementando que a companhia quer dar aos consumidores também a variedade de conteúdos das emissoras norte-americanas.

O Netflix nasceu em 2007 nos Estados Unidos e seu crescimento nos últimos anos o levou ao patamar de principal plataforma de vídeos por "streaming" no mundo.

O serviço está disponível também na América Latina, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia e Holanda.

No segundo semestre, a empresa reportou um faturamento de US$ 71 milhões. Sua base de usuários já passa de 50 milhões de pessoas no mundo.


Endereço da página: