A artista Lauren McCarthy criou um plugin para o navegador Chrome que brinca ao simular a polêmica pesquisa do Facebook revelada na última semana. Na experiência, a rede social manipulou os post exibidos a quase 700 mil usuários para checar o poder de influência sobre o humor.
A constatação: pessoas que foram expostas a mais postagens negativas publicaram mais conteúdo negativo; com os posts positivos, o efeito foi o mesmo.
Segundo McCarthy, o plugin (que pode ser baixado aqui rapidamente) usa o mesmo modelo de questionários aplicado pelo Facebook (o software chamado Linguistic Inquiry Word Count).
Ao ser instalado, o 'manipulador de humor', que aparece à direita no topo da página do Facebook quando você acessa a página, pergunta "Como você gostaria de se sentir?". E oferece as opções de conteúdo positivo, agressivo, emocional e livre, que você pode regular como um botão de volume de som.
No teste feito pela Folha, a instalação foi simples, mas não foi sentida mudança no tom no feed de notícias.
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Extensão para Chrome altera "humor" do Feed de Notícias do Facebook |
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Para fazer a pesquisa, o Facebook não solicitou permissão explícita das pessoas afetadas - cerca de um cada 2,5 mil usuários da rede social, no momento da experiência - e alguns críticos sugerem que a pesquisa viola os termos de serviço que a empresa garante aos usuários. O Facebook diz que os usuários lhe deram permissão generalizada para conduzir pesquisas como condição para que usem o serviço.
Nesta semana, a chefe operacional do Facebook, Sheryl Sandberg, desculpou-se.
"Pedimos desculpas pela falta de comunicação. Nunca quisemos aborrecê-los", disse a executiva durante um encontro com anunciantes em Nova Déli, na Índia.
Segundo ela, o estudo foi parte de pesquisas que empresas realizam para testar seus produtos.
"Encaramos privacidade e segurança com muita seriedade no Facebook, pois é isso que permite às pessoas compartilhar opiniões e emoções", completou Sandberg.