Folha de S. Paulo


Órfãos do Orkut rejeitam Facebook e migram para VK, rede social russa

Reprodução
Comunidade Sobreviventes do Orkut na VK, rede social russa
Comunidade Sobreviventes do Orkut na VK, rede social russa

Usuários que ainda movimentam comunidades do Orkut, resistentes à decadência da rede social que já foi a maior do Brasil, começam a escolher um novo serviço para onde possam migrar.

Escanteado pelo próprio Google, a infestação robôs de spam e o surgimento do G+ já eram um prévia do anúncio feito nesta semana : em setembro, o serviço que mais de 40 milhões de brasileiros reuniu em seus tempos áureos, fechará definitivamente as portas.

A pergunta nas comunidades sobre futebol, séries de TV e animações japonesas é uma só: para onde ir?

A VK, rede social com mais de 100 milhões de usuários ativos, é uma das respostas mais apontadas pelos órfãos. O serviço é a maior rede social da Europa e líder na Rússia, mas está disponível em várias línguas, incluindo o português.

"O número de inscrições do Brasil nos últimos dois dias aumentou em 2.000% e continua a crescer rapidamente" escreveu George Lobushkin, relações públicas da VK, em postagem no serviço russo.

A VK já tem quase 200 mil brasileiros e cerca de 20 comunidades em português –a maioria sobre futebol ou que fazem menção à condenada rede do Google, como a "Sobreviventes do Orkut".

E O FACEBOOK?

"O Facebook não atende as necessidades dos usuários do Orkut", diz Aluizio Hamann, 29, frequentador das comunidades "Futebol Alternativo" (7.389 membros) e "São Paulo FC Tricolor" (1.137.437 membros) no Orkut, ambas com dezenas de tópicos com novas postagens diárias.

"Insistimos no Orkut por causa do sistema de comunidades, que é bem superior ao esquema de grupos do Facebook", diz Hamann. O Google+ é rejeitado pelo mesmo motivo.

"O VK é um meio-termo, não chega a ser tão bom quanto o Orkut, mas é a nossa melhor opção", completa.

O Orkut ainda conta com cerca de 5 milhões de usuários no Brasil, segundo dados da consultoria Ibope Nielsen. Os usuários têm até o dia 30 de setembro para salvar todo o conteúdo do perfil.


Endereço da página:

Links no texto: