Folha de S. Paulo


Maioria dos funcionários do Facebook são brancos e homens

O Facebook divulgou nesta semana os dados de gênero e diversidade dos funcionários da empresa. De acordo com as informações, a maioria dos trabalhadores da empresa é homem e se declara de cor branca.

Na amostra global de funcionários da rede social on-line, 69% são homens e 31%, mulheres.

Entre os colaboradores que trabalham nos Estados Unidos, 57% são brancos, 34% são asiáticos, 4% são hispânicos, 3% têm duas ou mais etnias e 2% são negros.

As disparidade maior de gênero aparece quando são considerados apenas os funcionários da área de tecnologia, onde 85% são homens e apenas 15% mulheres.

Nas áreas restantes da empresa, a diferença cai para 53% de homens e 47% de mulheres.

Segundo comunicado do Facebook, os números mostram que "a empresa ainda tem muito trabalho a fazer" no quesito diversidade.

"A diversidade é algo que estamos tratando como responsabilidade de todos no Facebook e o desafio de encontrar candidatos qualificados e pouco representados é algo que estamos colocando como esforço estratégico em todo Facebook."

Reprodução
Facebook divulgou dados de diversidade e gênero da empresa
Facebook divulgou dados de diversidade e gênero da empresa

No final de maio, o Google revelou pela primeira vez na história da companhia, informações sobre a diversidade étnica e de gênero de seus funcionários.

O relatório do gigante das buscas mostra que, assim como costuma acontecer na indústria de tecnologia no geral, mulheres e minorias tem pouquíssima representação na companhia. Do total de empregados em todo o mundo, 70% são homens. Nos Estados Unidos, brancos respondem por 61% da mão-de-obra.

Assim, como no Facebook, no Google a diferença de gênero é ainda maior quando considerados engenheiros e programadores –só 17% são mulheres.

Em termos de composição étnica as empresas também são semelhantes. Entre os funcionários do Google nos Estados Unidos, 2% são negros e 3%, hispânicos.


Endereço da página:

Links no texto: