Folha de S. Paulo


Google lança Android TV, plataforma de 'streaming' de conteúdo

O Google apresentou o funcionamento da Android TV, sistema de "streaming" de vídeo, música e games, em sua conferência para desenvolvedores, chamada de I/O, nesta quarta-feira (25)

O sistema deve estar presente televisores inteligentes de marcas como Sony, Sharp TPVision e Phillips. Além disso, também será possível acessar o serviço por consoles de games como Xbox e PlayStation.

A Android TV tem uma interface simples, bastante semelhantes aos serviços de "streaming" já existentes e mais conhecidos, como o Netflix e a própria Apple TV.

O sistema também vai realizar a função de espelhar dispositivos, como o Chromecast, permitindo ao usuário exibir na TV conteúdos que estão sendo rodados no seu smartphone, tablet ou computador.

O dispositivo pode ser controlado por comandos de voz dados diretamente ao telefone ou então por um relógio inteligente rodando Android.

Outro anúncio sobre o sistema é a possibilidade de espelhar na TV games que estão sendo rodados no smartphone e poder jogar contra outro usuário que esteja no mesmo ambiente.

CHROMECAST

O Google também anunciou novidades para o Chromecast. Segundo a empresa, o número de aplicativos disponíveis para o dispositivo está aumentando depois que a plataforma foi aberta para desenvolvedores.

Além disso, uma atualização do aplicativo para o dispositivo vai permitir que dispositivos Android seja espelhados na TV, anteriormente era possível apenas espelhar uma aba do navegador Chrome e não a tela do aparelha que estava conectado.

Será possível espelhar até mesmo a câmera do telefone ou tablet. A novidade, por enquanto, está disponível apenas para alguns aparelhos da LG, Nexus, HTC e Samsung, mas deve ter o alcance ampliado nos próximos meses.

Outra novidade é que não será preciso que os dispositivos compartilhem a mesma rede wi-fi para "conversarem", smartphones e tablets poderão reconhecer o Chromecast mais próximo e se conectar ao aparelho.

TENTATIVAS

Esta não é a primeira tentativa do Google no mercado de "streaming" de conteúdo. A empresa já lançou a Google TV, em 2010, uma plataforma que levava o navegador Chrome para televisores por meio de set-top boxes. Em 2012, o Google lançou o aparelho Nexus Q, receptor wi-fi que espelhava conteúdos de smartphones e tablets na televisão. Por último a companhia lançou o Chromecast, dispositivo que além de espelhar conteúdo na TV também é capaz de transmitir conteúdos de aplicativos compatíveis.


Endereço da página:

Links no texto: