Folha de S. Paulo


Facebook tem maior falha técnica desde 2010 e fica meia hora fora do ar

O mundo chegou ao fim nesta quinta-feira (19) durante cerca de 30 minutos –pelo menos no Facebook.

Usuários ao redor do mundo não puderam acessar suas contas na rede social após uma falha técnica do Facebook. É o maior período pelo qual o serviço ficou inacessível desde 2010.

O problema foi sentido tanto por indivíduos quanto por algumas das maiores corporações do mundo, que dependem do Facebook para escrever atualizações e compartilhar dados sobre produtos e serviços.

No Brasil, a rede também ficou fora do ar, por volta das 5h desta quinta. "Facebook fora do ar em plena madrugada", escreveu um usuário do Twitter. "Quem sabe com o Facebook inacessível as pessoas conseguem falar umas com as outras diretamente", disse outro.

"O Facebook ficar completamente off-line é algo importante", disse Ed Barton, analista de mídia e entretenimento na companhia de pesquisa tecnológica Ovum. "E é mais ou menos vergonhoso."

O Facebook não proveu detalhes sobre a causa do problema, mas disse tê-lo resolvido, e afirmou que o site está funcionando plenamente agora.

Os usuários fugiram para outras redes para alardear o problema, enquanto algumas marcas viram isso como uma chance para divulgar suas mensagens.

A conta no Twitter do KitKat, marca de chocolate da Nestlé, escreveu: "Olha quem está tirando um 'break' agora" –o slogan da empresa é "have a break, have a KitKat", algo como "dê uma pausa, coma um KitKat."

Reprodução/Twitter
Mensagem difundida pelo KitKat no Twitter durante o período em que o Facebook ficou inacessível nesta quinta
Mensagem difundida pelo KitKat no Twitter durante o período em que o Facebook ficou inacessível quinta

O blecaute –e a resposta a ele– forçou uma reflexão sobre o crescente poder que a rede social tem agora sobre a maneira como as pessoas consomem informações on-line.

Desde que Mark Zuckerberg fundou a empresa em seu dormitório de Harvard, o Facebook se tornou uma das principais formas para marcas e celebridades comunicarem-se com seus milhões de seguidores. Também tornou-se uma fonte primária de informação, já que usuários postam e compartilham artigos noticiosos e posts de blogs entre amigos ao redor do mundo.

O Facebook também tenta aumentar seu faturamento com publicidade ao que capitaliza os fardos de informação virtual que trocam seus usuários –incluindo 80% do 1,2 bilhão de usuários que estão fora da América do Norte.

O termo #Facebookdown (Facebook fora do ar) tornou-se um dos mais comentados no Twitter durante a falha.


Endereço da página: