Folha de S. Paulo


Yahoo revela dados internos de diversidade; homens e brancos são maioria

Seguindo iniciativa tomada pelo Google há algumas semanas, o Yahoo revelou pela primeira vez em sua história dados sobre diversidade étnica e de gênero entre os funcionários da companhia.

Um relatório foi divulgado nesta terça-feira (17) em comunicado no blog oficial da empresa.

A pesquisa mostra que, em âmbito global, homens têm mais espaço que mulheres no Yahoo. 62% dos funcionários são do sexo masculino, e 37% do feminino, diferença um pouco menor do que no Google, onde 70% dos trabalhadores são homens e 30% mulheres.

Em cargos ligados especificamente a tecnologia, como engenheiros e programadores, as mulheres representam no Yahoo apenas 15% do pessoal. Entre os membros da direção, são 23%.

Já os dados sobre diversidade étnica, que dizem respeito apenas aos Estados Unidos, mostram que 89% dos funcionários da empresa são brancos ou asiáticos. Hispânicos são 4%, e negros 2%.

Nos cargos de liderança, apenas 5% representam as minorias raciais, enquanto 78% são brancos e 17% asiáticos.

Reprodução/Yahoo!
Dados divulgados pela empresa mostram a prevalência de homens e brancos entre os funcionários
Dados divulgados pela empresa mostram a prevalência de homens e brancos entre os funcionários

No comunicado, o Yahoo diz ter o compromisso de empregar uma mão-de-obra diversificada.

"Nós construímos produtos para centenas de milhões de consumidores pelo mundo todo, e isso começa por ter os melhores talentos possíveis – uma equipe do Yahoo que entenda e reflita a diversidade da nossa base de usuários", diz a nota.

No final de maio, o Google divulgou dados internos sobre diversidade pela primeira vez na história da companhia e revelou problemas na área, admitindo estar "muito distante de onde queria estar" quando o assunto é diversidade.


Endereço da página:

Links no texto: