Folha de S. Paulo


Internet por balão do Google pode ser lançada já no ano que vem

Os responsáveis do projeto de balões aerostáticos com o qual o Google quer universalizar o acesso à internet, Project Loon, esperam que o sistema esteja operacional em 2015 em "um ou vários países", segundo publicou na segunda-feira (16) a revista "Wired".

O Project Loon nasceu em junho de 2013 e durante os últimos meses esteve funcionando em modo de testes em diferentes lugares do mundo.

O Google revelou hoje que recentemente aconteceu um teste em uma região do Brasil próxima ao Equador com balões capazes de transmitir sinal LTE (4G) diretamente a telefones celulares.

"Para o segundo aniversário de Loon espero que, no lugar de experimentos, tenhamos mais ou menos um grupo permanente de balões. Em um ou vários países você ligará seu telefone e estará conectado com os balões", disse o líder da divisão Google X, Astro Teller.

Os balões são capazes de voar o dobro de altitude que um avião, alheios a inclemências meteorológicas e com capacidade para fornecer uma conexão de 22 Mbytes por segundo a uma antena em terra e 5 Mbytes por segundo a um celular (velocidade equiparável à de planos de banda larga de 40 Mbps, ou Mbits por segundo).

Atualmente estes dispositivos aerostáticos são capazes de voar uma média de 75 dias de forma ininterrupta.

Para 2015, Teller confia que o tempo médio de voo seja de cem dias e haja uma frota de entre 300 e 400 balões cruzando os céus do planeta.


Endereço da página:

Links no texto: