Folha de S. Paulo


Rede social Pinterest terá escritório no Brasil

O Pinterest, serviço fotográfico de criação de coleções de imagens, anunciou nesta terça-feira (3) que abrirá um escritório para controlar a operação brasileira neste ano.

A rede social, que teve forte crescimento desde seu lançamento em 2011 e cuja base de usuários de 60 milhões de pessoas é composta em boa parte por mulheres, disse que está "contratando ativamente" uma equipe, que será local e composta por entre três e quatro funcionários.

Segundo Matt Crystal, executivo responsável pela expansão internacional do serviço, o país é um mercado "espetacular" e que tem, "historicamente, uma abordagem diferente [da de outros lugares] para serviços de internet."

Durante um encontro com jornalistas na sede da empresa, em San Francisco, ele disse que ainda não há uma data aproximada para o início da operação local.

A companhia fundada em Palo Alto, Califórnia, também inaugurará a operação local alemã neste ano. Há escritórios na França, no Japão e no Reino Unido, além de quatro nos EUA. A empresa tem hoje cerca de 340 funcionários.

Reprodução
Exemplo de painel no Pinterest
Exemplo de painel no Pinterest

O executivo disse que a empresa fará o processo chamado de localização do Pinterest no país antes e com a "chegada" ao Brasil com uma melhor tradução dos apps e do site brasileiros e um trabalho de "instrução" com marcas que possam ser parceiras da rede no país –ele não citou quais.

O Pinterest é usado para criar "boards" (painéis ou murais) de imagens que podem ser temáticos (decoração, objetos de desejo etc). Seu caráter social é permitir que usuários acompanhem atualizações dos murais de outros, e façam "repin" (copiar para um álbum seu uma foto com a qual esbarrou navegando).

Há integração com sites que incluem um botão de compartilhamento em imagens –caso do Flickr.

O jornalista YURI GONZAGA viajou a convite da Apple


Endereço da página: