Folha de S. Paulo


Aplicativos e técnicas de fotografia podem ajudar na busca da 'selfie' perfeita

Foi-se o tempo em que era uma gentileza oferecer ajuda para quem faz malabarismos com o celular na tentativa de fotografar a si próprio. "Quer que eu tire a foto para você?"

Hoje em dia há grandes chances de o altruísmo ser considerado uma interferência inconveniente. "Não precisa, é pra ser 'selfie' mesmo."

De Neymar ao papa Francisco, de Obama aos atores presentes na cerimônia do Oscar, o mundo aderiu à "selfie" - fotografia que a pessoa tira de si mesma com um smartphone ou webcam e publica em redes sociais, segundo o dicionário "Oxford".

Foi eleita a palavra de 2013 pelo mesmo vocabulário pela alta de 17.000% em seu uso no período de um ano.

De olho na popularização dos autorretratos, fabricantes de celulares começaram a investir em funções próprias para as "selfies", como guias em áudio e flash também na câmera frontal.

Para muitos psicólogos um exercício de autoafirmação, a "selfie" é bem fácil de ser feita: basta ativar a câmera frontal do celular, mirar em si mesmo e apertar um botão.

Mas para registrar uma boa "selfie" é preciso prestar atenção em quesitos como iluminação, ângulo e distância da câmera do rosto.

Aplicativos também podem ajudar -há programas que automatizam o disparo da câmera ou que fazem retoques no rosto antes que a imagem seja compartilhada.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: