Folha de S. Paulo


Dilma discursa hoje em conferência sobre o futuro da internet

A presidente Dilma Rousseff discursa hoje, às 10h, na abertura da NetMundial, conferência que reunirá representantes de 85 países em São Paulo para discutir o futuro da governança da internet.

O evento, que acontece hoje e amanhã, terá representantes da sociedade civil, academia, governos e do setor privado para pensar, entre outras coisas, como estabelecer um controle mais global –leia-se menos concentrado nos EUA– da rede mundial.

A iminência do NetMundial pressionou o Senado a aprovar ontem a votação do Marco Civil da Internet, que o governo pretende mostrar no evento como um exemplo mundial de legislação para a rede.

Entre os principais nomes confirmados para o evento estão, além de Dilma, o ministro das Comunicações, Paulo Bernado, o britânico criador da web Tim Berners-Lee e o americano Vint Cerf, um dos fundadores da internet.

ESPIONAGEM

A NetMundial foi idealizada pelo governo brasileiro e pela Icann (sigla, em inglês, para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números) em resposta às denúncias de que os EUA teriam usado a rede para espionar autoridades e empresas do mundo todo, inclusive Dilma e a Petrobras.

Apesar disso, o objetivo principal não é debater a prática de espionagem na rede.

"A espionagem não tem ligação direta com a governança da internet, mas a conferência poderá discutir princípios para a governança que estão relacionadas [à espionagem], como a questão da privacidade", diz Virgílio Almeida, secretário de política de informática do Ministério de Ciência e Tecnologia.

A governança da rede, diz Almeida, está mais ligada aos protocolos e convenções técnicos básicos necessários para que a internet funcione.

Uma das discussões centrais será como democratizar o controle da Icann, entidade que cuida dos endereços de internet e hoje é ligada ao Departamento de Comércio dos EUA.

Em março, o governo americano disse estar disposto a abrir mão do controle do órgão, um dos mais importantes da internet.

PARA O PÚBLICO

O NetMundial é fechado para convidados, mas poderá ser acompanhado pela internet em bit.ly/netmundial

Paralelamente, personalidades como Berners-Lee, o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), relator do Marco Civil, e o cantor Gilberto Gil discutirão o assunto na "Arena Mundial", no Centro Cultural São Paulo, próximo ao metrô Vergueiro.


Endereço da página:

Links no texto: