Folha de S. Paulo


Facebook lançará serviço de publicidade personalizada para dispositivos móveis

O Facebook lançará sua própria rede de publicidade para dispositivos móveis. O objetivo é aproveitar a base de navegação de seus usuários para criar anúncios personalizados e concorrer com a AdMob, do Google. A informação foi divulgada em sites da imprensa especializada.

A apresentação da rede de publicidade móvel do Facebook deve ocorrer no próximo dia 30, na conferência de desenvolvedores F8 que a companhia realizará em San Francisco, segundo o site Re/Code.

A possibilidade de o gigante das redes sociais lançar um serviço com características que permitissem concorrer em pé de igualdade com o Admob era especulada há um tempo, dado o colossal volume de dados sobre os usuários que a companhia dispõe e que permitiriam otimizar os esforços publicitários.

Assim, a nova rede do Facebook determinará, em função dos movimentos e das características de navegação dos usuários, que anúncios se encaixam melhor em determinadas plataformas, como sites e aplicativos.

O Facebook tem atualmente 1,23 bilhão de usuários no mundo todo e mais de 500 milhões deles são ativos diariamente através de smartphones e tablets.

No último trimestre de 2013, o Facebook faturou US$ 1,25 bilhão em publicidade em seu app para dispositivos móveis, mais da metade da receita total de publicidade de toda a companhia.

Inicialmente o Facebook lançará o novo serviço para um número limitado de "parceiros" anunciantes, embora a ideia seja ampliar essa carteira de clientes nos próximos meses.

Em 2009, o Google comprou a companhia de publicidade para dispositivos móveis AdMob por US$ 750 milhões, que se tornou desde então sua subsidiária pondo em contato plataformas com anunciantes nos aplicativos para smartphones e tablets.

Albert Gea/Reuters
Mark Zuckerberg, fundador e chefe-executivo do Facebook
Mark Zuckerberg, fundador e chefe-executivo do Facebook

Endereço da página:

Links no texto: