Folha de S. Paulo


Após escândalos e renúncia, Mozilla nomeia novo presidente interino

A Mozilla, criadora do popular navegador Firefox, anunciou na segunda-feira (14) a escolha de Chris Beard como chefe-executivo interino da companhia.

No começo do mês, Brendan Eich, que ajudou a desenvolver algumas das tecnologias mais importantes da web, renunciou ao cargo de chefe-executivo da Mozilla em função de pressões após denúncias revelarem que ele havia doado US$ 1 mil para um projeto de emenda constitucional que bania o casamento gay na Califórnia, em 2008.

Quando renunciou, Eich havia assumido o cargo de chefe-executivo há apenas duas semanas.

O novo chefe interino foi um dos membros fundadores da Mozilla e é bem respeitado dentro da comunidade open-source. Ele também deve se unir ao conselho da empresa.

Em um post, no blog oficial da Mozilla, Mitchell Baker, presidente-executiva da companhia, disse que a escolha de um novo chefe ocorreu "no meio de uma transição de liderança inesperada".

"Ele tem estado ativamente envolvido com a Mozilla desde que lançamos o Firefox 1.0, ele guiou e dirigiu muitos de nossos processos inovadores e sua visão e senso da Mozilla são iguais aos de qualquer um", disse Baker em seu comunicado sobre o novo chefe Chris Beard.

"Nesse momento de transição não há pessoa melhor para nos guiar. Chris tem uma das visões mais claras que eu já vi sobre como levar a missão da Mozilla e transformá-la em programas, atividades e ideias de produtos."

Em sua conta no Twitter, Chris Beard disse estar animado para assumir o novo cargo.

Reprodução/Twitter/@cbeard
Novo chefe-executivo da Mozilla, Chris Beard, comenta sua escolha no Twitter - https://twitter.com/cbeard/status/455777970901094400
Novo chefe-executivo da Mozilla, Chris Beard, comenta sua escolha no Twitter - https://twitter.com/cbeard/status/455777970901094400

Endereço da página: