Folha de S. Paulo


Centro Knight e ANJ criam primeiro MOOC no Brasil sobre jornalismo

O Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a ANJ (Associação Nacional de Jornais) abriram inscrições para o primeiro MOOC (sigla para "massive on-line open course", plataformas de educação virtual) no Brasil voltado para estudos em jornalismo. Com o apoio do Google, o curso vai instruir os participantes sobre visualização de dados e infografia, totalmente em português.

O MOOC dura quatro semanas, de 14 de abril a 12 de maio, e será ministrado pelo professor Alberto Cairo, da Universidade de Miami, um dos principais nomes na área. Os interessados em participar podem ser inscrever pelo site.

O curso "Introdução à Visualização de Dados e Infografia" é gratuito e o conteúdo pode ser visualizado aqui. Os participantes que desejarem receber certificado precisa pagar uma taxa de US$ 30 (cerca de R$ 70).

Este é o nono MOOC lançado pelo Centro Knight da Universidade do Texas no espaço de um ano e meio. A instituição tem o primeiro programa de MOOCs voltado para jornalismo no mundo. O último curso, que abordava mídias sociais para jornalistas, teve 6.300 participantes de 150 países com aulas ministradas em inglês.

Até o momento, mais de duas mil pessoas já estão inscritas no curso.

Os participantes que forem jornalistas, estudantes ou professores de jornalismo residentes no Brasil poderão se candidatar a uma bolsa para participar do 10° Congresso Brasileiro de Jornais, organizado pela ANJ, em São Paulo, em agosto. O prêmio será concedido aos autores dos oito melhores projetos finais do curso.


Endereço da página:

Links no texto: