Folha de S. Paulo


"WhatsApp dos GIFs", Relay faz sucesso entre usuários brasileiros

Enquanto você lê este texto, um canadense tenta entender uma reclamação de um brasileiro usando o tradutor do Google. Tudo por causa da popularidade por aqui do Relay, app que mistura funções do WhatsApp com compartilhamento de GIFs.

Disponível para Android e iOS, o aplicativo entrou na lista dos mais baixados no Brasil em ambas as lojas, mas apenas a versão para iPhone permite criar GIFs. Na de Android, por enquanto, é possível somente fazer buscas e utilizar outras funções: compartilhar no Facebook, no Twitter ou salvar as imagens.

"Os brasileiros enviam, todos os dias, centenas de milhares de GIFs usando o Relay", diz o engenheiro canadense Jon McGee, fundador da empresa –que não divulga números exatos. O sucesso fez com que a primeira versão do app em português fosse lançada nesta semana.

Quando o app começou a fazer sucesso no país, entre novembro e dezembro do ano passado, seus criadores ficaram "completamente surpresos", diz McGee.

Mas se o objetivo do usuário for apenas criar GIFs, sem compartilhá-los, há outros apps para realizar a tarefa. No iOS, o app GIFBoom faz o serviço, simulando a experiência do Instagram. Uma boa alternativa para Android é o GIF Camera. Como o nome sugere, ele faz as imagens a partir da câmera do aparelho. O mesmo que realiza o GIF Master, para Windows Phone.

Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress
Arte sobre como montar seu próprio GIF.

Endereço da página: