Folha de S. Paulo


Google anuncia trabalhar em versão do Android para relógios

Fabrizio Bensch/Reuters
Samsung Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung com Android
Samsung Galaxy Gear, o relógio inteligente da Samsung com Android

O Google lançará dentro de duas semanas um pacote de ferramentas para o Android voltado para fabricantes de relógios conectados e outros exemplos de computadores vestíveis, anunciou o executivo responsável pelo sistema e outras plataformas dentro do Google, Sundar Pichai.

Pichai, que falou durante o festival SXSW Interactive, que é realizado até amanhã, em Austin, nos EUA. "Queremos criar um conjunto de protocolos pelos quais eles [desenvolvedores] possam trabalhar juntos", disse. "Quando dizemos 'vestíveis', estamos pensando muito mais amplamente."

Recentemente, surgiram rumores de que o Google estaria criando, junto com a LG, seu primeiro relógio inteligente. Pichai não comentou sobre a possibilidade de sua empresa estar criando um "smartwatch", contudo.

O Android é o sistema operacional do Google para tablets e celulares, mas que vem sendo empregado também em "smartwatches" (caso do Galaxy Gear, da Samsung), TVs, câmeras, videogames, sistemas de entretenimento de automóveis e geladeiras.

À BBC, o analista Geoff Blaber, da CCS Insight, disse que o movimento é "lógico". "Da perspectiva do Google, é essencial que introduza alguma consistência nesse espaço de vestíveis, que está se fragmentando rapidamente."

A Samsung, que usava android em seus relógios conectados, deixou de usar o software em um nome do Tizen, cujo desenvolvimento é em parte responsabilidade da empresa sul-coreana, junto com Intel, Panasonic, Huawei, entre outras.

O Smartwatch 2, da Sony, também roda Android, na sua versão 4.0 (Ice Cream Sandwich).

O SXSW Interactive faz parte de uma série de festivais da South by Southwest. O SXSW Film, por exemplo, está sendo realizado desde a sexta (7) até sábado (15) e, o SXSW Music, vai de terça (11) a sábado (15).


Endereço da página:

Links no texto: